Como funciona o sistema de amortecimento do maior residencial da América Latina
14.03/2020

Inovação e desafios constantes norteiam a conclusão do maior residencial da América Latina. O YACHTHOUSE by Pininfarina já chegou ao 81º pavimento e aos 281 metros de altura e segue para as etapas finais. Para atender à dimensão do empreendimento, diversos sistemas diferenciados fazem parte da construção, como os Outrigger, que buscam combater os efeitos de oscilação, tradicionais em edifícios altos mundiais. O método, aplicado pela primeira vez no Brasil em um edifício residencial, garante amortecimento superior ao exigido na edificação.

Para ter máxima eficiência no quesito, a construtora Pasqualotto&GT instalou o sistema nos pavimentos 30 e 53 das duas torres. Eles foram executados em concreto armado com volume três vezes maior ao dos andares em comum. A medida funcionará como segunda e terceira fundação do empreendimento, o que irá combater os efeitos das oscilações em caso de ventos fortes. “Com o método podemos garantir que o índice de conforto e solidez se mantêm acima dos parâmetros aceitáveis da norma. No YACHTHOUSE by Pininfarina temos como prioridade garantir a qualidade de vida e segurança para todos”, afirma o engenheiro Davi Rotilli.

Para a análise dinâmica do método, a Pasqualotto&GT se adequou a sete normas dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Brasil. “Adequamos às normas internacionais também, além das nacionais que nos são solicitadas, para oferecermos um padrão acima do que é exigido”, acrescenta o Rotilli. Os andares Outrigger funcionarão ainda como parte técnica do empreendimento para garantir 100% da repartição dos sistemas internos como distribuição de água, entre outros mecanismos.

O inovador Outrigger foi desenvolvido por um escritório de engenharia do Panamá. O engenheiro responsável, Oscar Ramirez, explica que após o dimensionamento estrutural foi realizado o teste de “Ensaio de Túnel de Vento” na Inglaterra para verificar o comportamento da estrutura diante de variados cenários e intensidades. “A resposta de deslocamento não é uma variável de controle em edifícios como este. As variáveis importantes são as vibrações, acelerações e velocidades de torção e, neste sentido, o empreendimento foi totalmente aprovado”, explica Ramirez.

Para garantir a eficiência de vedação, resistência e segurança, o YACHTHOUSE by Pininfarina também passou por minuciosos testes da fachada. Um protótipo com as dimensões reais passou por simulador de pressão de vento e água com valores muito superiores aos níveis tradicionais registrados no Brasil. O resultado foi uma aprovação da pele de vidro com notas acima das exigidas pelas normas de regulamentação.

 

Imagens para download: https://drive.google.com/drive/folders/1v4oZaAZ_Vcmix7-qsXEfpDA4a9eXxYAg?usp=sharing

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras

Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br +55 (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.

Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br +55 (47) 3346-3797 e 9 9995-1846.

 

Pasqualotto&GT 

Site: www.pasqualottoegt.com.br

Faceboook: www.facebook.com/pasqualottoegt

Instagram: www.instagram.com/pasqualottoegt